"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre."
......................................................................................................................................................................................Paulo Freire

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Meninas da Escola Ataliba estão na interregional do Jergs

Divulgação 059/2014

As meninas da equipe de handebol infantil da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ataliba Brum, localizada na Parada Ildefonso Fontoura, no Bosque, disputa nesta terça-feira (19) o título de campeão da etapa interregional dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs).

Os jogos acontecem em Lajeado contra as vencedoras das escolas de Santa Maria, Santa Cruz e Lajeado. De acordo com a diretora Rosimeri da Costa Bulsing, a vaga na interregional foi conquistada depois que as alunas venceram na semana passada a fase regional, em Agudo, superando as representantes de Cerro Branco, Arroio do Tigre e Restinga Seca.

O time da Escola Ataliba
- Amanda Vieira Osorio
- Caroline da Silva Gravins
- Eduarda Flores Santos
- Eduarda Petry Severo
- Elaine Gomes da Silva
- Elisiane Soares dos Santos
- Evelyn Antunes Teixeira
- Evelyn Luisa Santos da Silva
- Jéssica Tainá Gularte
- Larissa de Freitas Ramos
- Lidiane Soares Frank
- Maite dos Santos Freitas
- Nicole Dias

Treinamento e orientação
- Gilberto José Trindade Roso
- Juarez Kasper
- Rosimeri Costa Bulsing

Assessoria de Comunicação da SMEd


Escola Aldo Porto Visita o Museu da PUC

Divulgação 058/2014

Um grupo de 32 alunos de 6º ao 9º ano da Escola Municipal Aldo Porto dos Santos, do Bosque, esteve na última semana em visita ao Museu de Ciências e Tecnologia da PUC, em Porto Alegre, para uma viagem de estudos.

De acordo com a professora de Ciência da escola, Tamiris Sinnemann, a proposta da viagem foi conhecer e compreender as contribuições que o museu interativo oferece para a construção do ensino e aprendizagem dos alunos. O tema principal da visita foi "Descobrindo o corpo humano e sua organização: ossos, músculos, sistemas e órgãos".

Sob a coordenação do diretor, Edisson Roberto Correa Bauer, os estudantes ainda visitaram o Mercado Púbico, o Estádio do Grêmio, do Inter e o Shopping Barra Sul, quando puderam ainda conhecer a exposição do Egito.

Assessoria de Comunicação da SMEd


sexta-feira, 15 de agosto de 2014

É hora dos estudantes mostrarem seu talento para a música gaúcha

Divulgação 052/2014

Os estudantes de Cachoeira do Sul têm a chance de no próximo dia 16 de setembro mostrarem o seu talento para a música gaúcha. Neste dia acontece o I Entrevero da Canção Estudantil, a partir das 19h30min, no CTG Os Gaudérios.

O festival nativista é voltado aos estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares, além de matriculados em cursos técnicos e universitários. O objetivo é revelar novos talentos na interpretação de músicas gaúchas. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de agosto na Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (SMIC), junto a UAB/Cachoeira.

A professora Vera Prade,que está coordenando o evento, destaca que a música apresentada é de livre escolha do participante, desde que seja dentro da linha nativista. “O que vai ser julgado é a interpretação do concorrente”, enfatiza. 

São três categorias: mirim (9 a 13 anos), juvenil (14 a 17 anos) e adulto (maiores de 18 anos), cada uma delas com cinco concorrentes. Serão premiados os dois primeiros de cada categoria. Se mais de cinco concorrentes se inscreverem em cada uma delas, será feito um sorteio no dia 4 de setembro, às 14h, na SMIC.

Os seis premiados receberão troféu e o convite para participarem do show de abertura da 24ª Vigília do Canto Gaúcho

INSCRIÇÃO 

Para se inscrever é necessário apresentar junto com a ficha de inscrição quatro cópias da letra da composição que será interpretada e a documentação solicitada no regulamento. 

É necessário que o estudante seja natural ou residente do município de Cachoeira do Sul e estar matriculado e frequentando um estabelecimento de ensino. 

Estes itens não serão exigidos para os instrumentistas que acompanharem os intérpretes. Não há premiação em dinheiro e os concorrentes deverão ser amadores, sem trajetória em festivais e outros eventos do gênero. É preciso também estar pilchado no dia da apresentação.


PROMOÇÃO
Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul


REALIZAÇÃO:
Secretaria Municipal de Indústria e Comércio- SMIC
Departamento de Eventos


APOIO:
Secretarias Municipais
Associação Tradicionalista e Cultural de Cachoeira do Sul- ATC
CTG Os Gaudérios
Programa Radiofônico “Gauderiando pelos Pagos”


INFORMAÇÕES

Rua David Barcelos, 215
Fones:   (51) 37246012 ou (51) 96558448 com Vera

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

AABB Comunidade mostra seu trabalho na SMEd

Divulgação 056/2014

Um grupo de alunos do Programa AABB Comunidade esteve na Secretaria Municipal de Educação (SMEd) mostrando parte do trabalho desenvolvido com os alunos,atividade integrante da programação do Dia do Estudante, comemorado na última segunda-feira. 

Os alunos fizeram apresentação de dança, música e cantaram o “Parabéns para você” em homenagem aos aniversariantes do mês de agosto, entre eles a Secretária Municipal de Educação, Maristela Almansa, que completa 53 anos nesta sexta-feira (15). Uma exposição de trabalhos dos alunos também está no hall de entrada da secretaria.

O AABB Comunidade atende a 150 alunos com idade entre 7 e 17 anos da Escola Municipal Maria Pacicco de Freitas, Dora Abreu e Milton da Cruz.Um ônibus da TNSG busca na escola e leva os alunos novamente. 

Os encontros são na segunda, quarta e sexta-feira, na sede social da AABB, onde eles tem aula de música, dança, artes, esportes e instrumentos, recebendo lanche fornecido pela SMEd.

COMEMORAÇÃO

Em comemoração a Semana do Estudante, os alunos da AABB Comunidade ainda participam de uma gincana cultural, torneio na sede campestre do clube. 

Na próxima quarta-feira eles farão uma homenagem às 15h, na Catedral, aos padres de Cachoeira do Sul pelo Dia do Padre.

Assessoria de Comunicação da SMEd




Conselho do FUNDEB se encontra em reunião extraordinária

Divulgação 055/2014 

Nesta quarta-feira (13), os conselheiros do que integram o FUNDEB se encontraram em uma reunião extraordinária, na sala de reuniões do SIPROM para verificar as lotações dos professores pagos pelo recurso do fundo. Entre os documentos verificados estavam boletins estatístico e efetividades referentes ao mês de junho de 2014.

Na oportunidade foram analisados os documentos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Baltazar de Bem e Dinah Neri Pereira, que são as duas maiores instituições da rede municipal, além da Escola Municipal de Educação Infantil APCRIM e Escola de Educação Infantil Rica Carvalho Bernardes.


A próxima reunião do Conselho ocorrerá no dia 27 de agosto para tratar da receita e despesa do Recurso FUNDEB referente ao mês de julho, além da aplicação do recurso PNATE(Transporte Escolar)no 1º semestre deste ano.


Escola Portella festeja 88 anos e inaugura obra

A Escola Municipal Manoel Carvalho Portella, no Bairro Oliveira, comemorou 88 anos na terça-feira e festejou a conclusão da obra de reforma.

A previsão inicial era de ser feita a substituição parcial do telhado e forro, reforma da rede lógica (internet), de telefone, das instalações elétricas, instalação de monitoramento e alarme e do sistema de proteção contra descarga atmosférica.

No entanto, como o tempo foi necessário acrescentar a pintura externa, pintura interna e externa, substituição do parquet em duas salas de aula, substituição do piso da cozinha, despensa e sala de ciências, recuperação das janelas de madeiras de duas salas e a construção de uma mureta de alvenaria (separando o pátio da área de acesso as salas que ficam no subsolo da escola).

A escola também recebeu sistema de monitoramento por vídeo com oito câmeras que mostram imagens em tempo real dos corredores, pátio, frente da escola e laboratório de informática. 

A obra ficou sob a responsabilidade da empresa Prade e Bonilla, de Cachoeira do Sul e teve um investimento total de R$ 284.557,19, o que representou um acréscimo de 20,05% da previsão inicial.

A responsabilidade técnica foi do engenheiro Mauro Henrique Camillo e da arquiteta Cristine Eskeff Coelho.

Assessoria de Comunicação da SMEd



























SMEd recebe dois projetos de instalações elétricas

Divulgação 054/2014

A empresa SRA Engenharia, de Santa Maria, entregou na última semana para a Secretaria Municipal de Educação (SMEd), o Memorial Técnico Descritivo das Instalações Elétricas da Escola Municipal de Educação Infantil Trem da Alegria e da Escola Municipal Getúlio Vargas.

Os documentos foram entregues pelo engenheiro elétrico Thiago Cattani e Naidon para a Secretária Municipal de Educação, Maristela Almansa e a diretora administrativa Jaqueline Gonçalves.

O projeto detalha a elaboração do projeto elétrico, luminotécnico, telefônico, de lógica, de alarme, monitoramento e sistema de proteção contra descarga atmosférica destas escolas. Maristela ressalta que a elaboração destes projetos estão recebendo prioridade da SMEd.


Assessoria de Comunicação da SMEd




Seminário da alimentação escolar une produtores e escolas

Divulgação 053/2014

O Seminário de Políticas Públicas: Alimentação Escolar e Agricultura Familiar, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Cachoeira do Sul e a Emater/RS reuniu na manhã da última terça-feira (12) mais de 80 pessoas na sede do Siprom. 

O seminário surpreendeu pela quantidade de presentes, já que o número estimado era de 50 participantes.

O encontro foi pensado como uma forma de integração entre os agricultores familiares e as escolas, buscando oferecer e incentivar uma alimentação saudável aos alunos da rede pública municipal.

Na abertura do evento o Prefeito Municipal Neiron Viegas destacou a importância da interação entre agricultores e escolas. “A nossa saúde depende muito dos alimentos que ingerimos. Por isso este momento que vivemos hoje é tão importante”, destacou.

O primeiro palestrantes foi integrante da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Lecian Conrad, que falou sobre as política públicas para a agricultura familiar, seguido da nutricionista Regina Miranda, da Emater, que tratou da importância da alimentação saudável.

Durante à tarde, produtores rurais de Cachoeira do Sul apresentaram suas experiências como fornecedores de produtos para a alimentação escolar e a importância deste trabalho para as famílias. 

O seminário encerrou com a degustação de produtos da agricultura familiar.


Assessoria de Comunicação da SMEd





terça-feira, 12 de agosto de 2014

PLANO DE AÇÃO – SETOR PESSOAL



1.                  IDENTIFICAÇÃO

1.1.            Município: Cachoeira do Sul
1.2.            Órgão: Secretaria Municipal de Educação
1.3.            Secretária Municipal de Educação: Maristela Bohrer Almansa
1.4.            Diretora de Educação: Cláudia Severo Vargas
1.5.            Diretora Administrativa: Jaqueline Elisa Marinho Gonçalves
1.6.            Setor: de Pessoal
1.7.            Chefe do Setor: Sérgio Augusto Ramos dos Santos Junior
1.8.             Assessoramento: Ana Cristina Alves Ribeiro e Ana Demutti Cavalheiro
1.9.            Período de Realização: 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2014.
                                                                                                                            
2.                  JUSTIFICATIVA

Considerando que:
- há necessidade de manter organizado e atualizado o quadro de recursos humanos da Rede Municipal de Ensino e dos setores da Secretaria Municipal de Educação;
- é imprescindível a adequação dos recursos humanos de acordo com a realidade da Rede e critérios estabelecidos;
- devem ser estabelecidas atividades, através de um trabalho cooperativo, envolvendo toda a equipe de maneira eficaz;
- uso deste Plano de Ação é de suma importância para a realização do trabalho, facilitando desta forma a execução, o acompanhamento e a avaliação das ações desenvolvidas,
Justifica-se a elaboração do presente Plano de Ação.

3.                  OBJETIVOS

3.1.            Geral:
Administrar o quadro de recursos humanos da Rede Municipal de Ensino, visando ao atendimento das necessidades técnicas-administrativas e pedagógicas das escolas, instituições e entidades;

3.2.            Específicos

- prever necessidades, dar posse e designar os recursos humanos para a Rede Municipal de Ensino da Secretaria Municipal de Educação;
- acompanhar e controlar os Acordos e Convênios de cedência de pessoal, celebrados com Órgãos e Entidades da comunidade;
- controlar a situação funcional dos recursos humanos;
- elaborar o Quadro de Recursos Humanos por Escola, Instituição e Entidade;
- coordenar o processo de promoções dos professores do Quadro de Carreira do Magistério Público Municipal;
- acompanhar e controlar a situação dos professores permutados juntamente com a 24ª Coordenadoria Regional da Educação - CRE.

4.                  ACOMPANHAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO

4.1.            Critérios

Os objetivos serão considerados alcançados se:
- após a previsão das necessidades, posse e designação dos recursos humanos, houver condições favoráveis ao desenvolvimento do ano letivo, na Rede Municipal de Ensino;
- for mantido o controle da situação funcional dos servidores municipais lotados na Secretaria Municipal de Educação;
- o controle dos Acordos e Convênios de Cedência e das Permutas de pessoal for realizado eficazmente.

4.2.            Mecanismos

- elaboração de ofícios, memorandos, relatórios, fichas, atestados, informações;
- preenchimento de instrumentos;
- avaliação diária das atividades do Setor;
- elaboração de relatórios.

4.3.            Instrumentos

- Plano de Ação
- Boletins de Efetividade
- Fichas de Cadastro
- Fichas de Avaliação de Promoções
- Comunicados de Férias
- Acordos e Convênios firmados
- Formulários de Perícia Médica
- Boletins Estatísticos
- Relatórios


nº de ordem
Projeto/atividade
Clientela
Período de execução
Recursos
Humanos
Materiais
1
Organização, acompanhamento e controle do quadro de pessoal por escola e da SMED:
- realizando estudo das necessidades de recursos humanos;
- elaborando quadro de necessidades de professores e funcionários.
Professores e funcionários municipais da SMEd
Jan a Dez/2014
 Secretária, Diretora Geral, diretores de escolas e integrantes do Setor de Pessoal
Material de Expediente 
2
 Preenchimento de vagas através:
- da concessão de Regime Suplementar de Trabalho;
- da contratação emergencial,
- da alteração de designação,
- de nomeações
Professores concursados nomeados e inscritos junto ao Setor para contrato no Sistema Municipal de Ensino.
Jan a Dez/2014
 Secretária, Diretora Geral e integrantes do Setor de Pessoal
 Material de Expediente 
3
 Acompanhamento e informação do período de férias de professores e funcionários.
Professores e funcionários municipais lotados na SMEd.
Jan a Dez/2014
 Integrantes do Setor de Pessoal (diretores de escola)
 Plano de férias e formulário
4
Atualização constante da situação funcional dos recursos humanos.
Professores e funcionários municipais lotados na SMEd.
Jan a Dez/2014
 Integrantes do Setor de Pessoal
 Ficha de cadastro
5
Elaboração, acompanhamento e controle dos acordos e convênios de:
- permuta de professores estaduais e municipais, realizada entre a 24ª CRE e a Prefeitura Municipal;
- cedência de professores e funcionários realizados entre a Prefeitura Municipal, Órgãos e Entidades.
Professores municipais, estaduais e funcionários cedidos
Jan a Dez/2014
Integrantes do Setor de Pessoal
Acordos, Convênios e material de expediente
6
Acompanhamento e controle da concessão de ajuda de custo para deslocamento.
Professores das escolas municipais do meio rural
Jan a Dez/2014
Integrantes do Setor de Pessoal
Material de expediente 
7
 Fornecimento de informações referentes à função de professores, para fins de aposentadoria.
Professores interessados
Jan a Dez/2014
Integrantes do Setor de Pessoal e diretor de escola
 Boletins de efetividade, Livros-ponto e Atas dos Resultados Finais
8
 Controle e informação à Secretaria Municipal de Administração, de horas-extras e adicional noturno.
 Funcionários lotados na SMEd
Jan a Dez/2014
Integrantes do Setor de Pessoal
Quadros, calculadora e material de expediente
9
Encaminhamento dos professores e funcionários à Perícia Médica.
 Professores e funcionários lotados na SMEd
Jan a Dez/2014
Integrantes do Setor de Pessoal e da Perícia Médica
Atestados médicos e formulário específico
10
Acompanhamento dos pedidos de Licença-Prêmio, Licença para Tratar de Interesse Particular, Licença para Acompanhar o Cônjuge, Licença para Qualificação Profissional.
  Professores e funcionários lotados na SMEd com direito às licenças
Jan a Dez/2014
Integrantes do Setor de Pessoal e da SMA
Termo de informação
11
Coordenação das atividades pertinentes à promoção de professores municipais.
Professores integrantes do Quadro de Carreira do Magistério Público Municipal
Jan a Dez/2014
Integrantes do Setor de Pessoal, diretores de escolas e presidentes de CPMs
Fichas de avaliação anual, fichas cumulativas, relatórios, certificados e atestados
12
Realização de atividades pertinentes à promoção de professores estaduais permutados.
Professores estaduais permutados
Out/2014
Integrantes do Setor de Pessoal da SMEd e da 24ª CRE
FIRESC, efetividades, ficha do professor, certificados e atesados.
13
Controle e distribuição de contra-cheques (on-line)
Professores e funcionários lotados na SMEd 
Jan a Dez/2014
Integrantes do Setor de Pessoal
Boletins de Efetividade e contra-cheques
14
Participação em cursos, encontros, seminários e outros, para atualização e aperfeiçoamento.
Integrantes do Setor de Pessoal
Jan a Dez/2014

15
Recebimento, análise, registro e encaminhamento do Boletim de Efetividade para SMA.
Professores e funcionários lotados na SMEd
Jan a Dez/2014
Integrantes do Setor de Pessoal
Material de expediente
16
Controle de frequência
Professores e funcionários da Equipe da SMEd
Jan a Dez/2014
Integrantes do Setor de Pessoal
Livro Ponto