"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre."
......................................................................................................................................................................................Paulo Freire

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Começa a preparação da Semana da Pátria 2014

Divulgação 048/2014

A Secretaria Municipal de Educação já começou a preparação da comemoração dos 192 anos de Independência do Brasil. O primeiro encontro para tratar das atividades da Semana da Pátria 2014 e o desfile de 7 de Setembro, será no dia 6 de agosto, às 14h, na UAB/Cachoeira.

Neste ano, o tema nacional será Meu jeito de ser brasileiro, incentivando a população a demonstrar como vê e sonha o Brasil. Já o tema estadual será os 100 anos de Lupicínio Rodrigues, portoalegrense ícone do estilo samba-canção, que também foi mecânico aprendiz e cabo do exército. 

O tema municipal está sendo definido. Além da equipe diretiva de escolas municipais, estaduais e particulares, os representantes das entidades que participam do desfile de 7 de Setembro são convidados para o encontro.

De acordo com o professor Cristiano Garcia, integrante do pedagógico da SMEd, nesta primeira reunião será definido o horário do início do desfile e as regras para este ano. 

Cristiano enfatiza ainda que serão discutido o transporte dos estudantes, as sessões cívicas, prazo de entrega do roteiro de cada entidade no desfile e 77ª Corrida e Chegada do Fogo Simbólico em Cachoeira do Sul, que acontece no dia 18 de agosto.

Assessoria de Comunicação da SMEd

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Cachoeira recebe formação estadual para falar de Educação Inclusiva

Divulgação 046/2014

Cachoeira do Sul, que é pólo regional de Educação Inclusiva, recebe nesta quinta-feira (24), às 9h, no Colégio Marista Roque, uma formação estadual de Educação Inclusiva para falar do projeto “Educação Infantil 100% inclusiva: acesso, permanência e qualidade”. 

Até esta quarta-feira, representantes de 22 municípios gaúchos estavam confirmados, cada cidade com dois representantes. A formação será feita pelas professoras Iete Rodrigues Reis, de São Paulo, Lilia Cabral, de Campinas e Mara Sartoretto, de Cachoeira do Sul, todas elas consultoras da Organização dos Estados Ibero-Americanos.

A proposta do projeto é identificar em que local estão as crianças com idade de frequentar a educação infantil (entre zero e cinco anos), analisando se estão em classes regulares, especiais ou fora de sala de aula.

O objetivo do levantamento é promover a inclusão escolar das crianças com deficiência. A formação desta quinta-feira é uma forma de instrumentalizar professores e gestores como fazer o cadastramento dos dados, como enviá-los ao Ministério da Educação, identificar as necessidades de cada município para atender estas crianças e dar orientação de atendimento.

MOSTRA

Durante o dia acontece também a Mostra de Recurso de Tecnologia Assistiva, apresentando recursos que podem eliminar barreiras que impedem o desenvolvimento, autonomia e aprendizagem de pessoas com deficiência.

Importante

No Rio Grande do Sul, 162 municípios aderiram ao projeto. A primeira formação aconteceu em Porto Alegre e Cachoeira do Sul é o segundo município a receber o encontro.

terça-feira, 1 de julho de 2014

NTM prepara professores para usar as telas interativas

Divulgação 040/2014

Professores das 11 escolas do campo da rede municipal de ensino de Cachoeira do Sul já estão capacitados para usarem as telas interativas, equipamento entregue pela Secretaria Municipal de Educação no último dia 12.

A formação, ministrada pelas professoras Mariá Raquel Pohlmann e Mirian Carlos, apresentou aos educadores os mecanismos da tela, suas funções e como melhor aproveitá-la para as atividades em sala de aula. Agora, já capacitados, os professores podem começar a utilização do equipamento.

A pedido das professoras municipais, os encontros continuarão por mais algumas semanas, onde serão apresentadas atividades para serem trabalhadas em aula, sugestões de planejamento e de jogos educativos. No total a oficina terá 20 horas de atividades a distância.

A proposta do uso do equipamento é intensificar as tecnologias da informação e da comunicação nas escolas. Com ela, estudantes de todas as séries e professores as diversas áreas do conhecimento podem usar a este material interativo.

Além de captar a atenção dos estudantes, este recurso tecnológico trabalha a coordenação motora e aproxima as crianças e os jovens das tecnologias atuais, enquanto desenvolve as disciplinas de acordo com cada série. Com a tela interativa, é possível marcar partes de destaque de um texto, desenhar e interagir com o estudante.

A tela funciona em conjunto com um computador, um projetor digital e uma caneta eletrônica. Com a lousa há possibilidade de escrever e desenhar sobre qualquer imagem ou textos projetados na tela, bem como operar qualquer programa que esteja instalado computador, importando material de arquivos pessoais e até da internet.