"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre."
......................................................................................................................................................................................Paulo Freire

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Semana da Pátria começou nesta segunda-feira

Divulgação 063/2014

A Semana da Pátria 2014, que celebra os 192 anos de Independência do Brasil, começou oficialmente nesta segunda-feira. 

O fogo simbólico, que estava aos cuidados dos militares do 3º Batalhão de Engenharia de Combate, partiu do quartel em direção a Pira da Pátria, na Praça Borges de Medeiros pelas mãos do canoísta Ricardo Machado de Brum, 16 anos, integrante da Associação Cachoeira de Canoagem e Ecologia (ACCE).

Ricardo é o atleta homenageado neste ano na 77ª Corrida do Fogo Simbólico e foi também o responsável por acender a Pira da Pátria. O fogo permanecerá acesso até as 17h do dia 7 de setembro, quando acontece a solenidade de extinção do fogo simbólico.

A abertura oficial foi feita pelo prefeito Neiron Viegas, que dentro do tema nacional deste ano “Meu jeito de ser brasileiro”, enfatizou que o espírito trabalhador do povo brasileiro e sua capacidade de acolhimento, que são valores de destaque dos cidadãos.

Durante a semana, as escolas da rede municipal terão programações diversas para celebrar os 192 anos de Independência do Brasil. No dia 7 de setembro, a partir das 8h30min, 28 escolas e entidades participam do desfile cívico-militar da Semana da Pátria, que inicia na Cinco Esquinas e encerra na Praça Honorato de Souza Santos.

Fogo de conselho

Os integrantes dos grupos de escoteiros de Cachoeira do Sul, que serão responsáveis pela guarda das bandeiras e do fogo simbólico durante esta semana, terão um momento especial na noite desta segunda-feira (1º).

Às 20h, na Pira da Pátria, terá o fogo de conselho, cerimonial escotista onde acontecem homenagens, cantos e juramentos. O grupo João Paulo II e Ibiraiaras serão os responsáveis pela cerimônia. Durante esta semana, das 8h às 18h, o fogo simbólico será guarnecido pelos escoteiros e das 18h às 8h pelos militares de Cachoeira do Sul

https://ci6.googleusercontent.com/proxy/RnNZfQn2o2xpggJQqefCOervMbPIci5mujDPJnvl43kv6Rtxjyh5gHN_JKVzeU-aaGz3pePFgxfoAAtZJZNx8mveVTc-11j98EfuAJVcumUenA=s0-d-e1-ft#https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gifOs temas da Semana da Pátria 2014
- Nacional: Meu jeito de ser brasileiro, incentivando a população a demonstrar como vê e sonha o Brasil
- Estadual: 100 anos de Lupicínio Rodrigues, portoalegrense ícone do estilo samba-canção, que também foi mecânico aprendiz e cabo do exército. 
- Municipal: Miguel Iponema, musicista emérito

Agende-se

7 de setembro
8h30min – Desfile cívico-militar
17h – Encerramento da Semana da Pátria 2014














Nenhum comentário:

Postar um comentário