"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre."
......................................................................................................................................................................................Paulo Freire

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Matrícula para educação infantil será centralizada

Divulgação 069/2014

O período de matrícula da rede pública municipal terá novidade a partir desde ano. Diferente de anos anteriores, a inscrição de novos alunos para a educação infantil será feita diretamente na Central de Matrículas, não sendo mais necessários os pais irem na escola de interesse.

Antes disso, a partir de 1º (próxima quarta-feira) até 31 de outubro, acontece o período de rematrícula para os alunos já matriculados na educação infantil e ensino fundamental. Esta etapa é diretamente na escola.

A diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SMEd), Cláudia Vargas, enfatiza que oferecer a oportunidade dos pais inscreverem seus filhos para a educação infantil diretamente na Central de Matrículas é uma forma de democratizar o processo,dando a mesma oportunidade para todas as crianças.

Para as vagas do 1º ano do Ensino Fundamental as inscrições podem ser realizadas no site www.educacao.rs.gov.br. As escolas disponibilizarão acesso ao site, sempre que possível, ressaltando que as inscrições desta etapa da Educação Básica encerram em 31 de outubro próximo.

Cláudia alerta que os pais ou responsáveis que precisarem de informações podem procurar a Central de Matrículas, que funciona junto a Casa do Trabalhador, na Rua Sete de Setembro, próximo a Câmara Municipal de Vereadores. Os pais de alunos das escolas do campo deverão fazer a inscrição de seus filhos diretamente na escola de preferência.

Já na Escola Municipal Jenny Vieira da Cunha, na Forqueta, a inscrição deve ser feita pelo site www.educacao.rs.gov.br ou na central de matrículas, em virtude dela estar situada no mesmo zoneamento que a Escola Municipal Baltazar de Bem e Escola Estadual Virgilino Jayme Zinn, favorecendo assim a distribuição das vagas existentes para a aquela localidade. 

Para ingressar no 1º ano do ensino fundamental a criança deve ter nascido até 31 de março de 2009, tendo seis anos até 31 de março de 2015. Havendo mais candidatos inscritos para a mesma escola do que número de vagas disponíveis, a classificação dos inscritos será feita mediante a aplicação de critérios como proximidade da residência da escola de preferência e menor idade. A matrícula dos alunos novos do primeiro ano do Ensino Fundamental e da Educação Infantil deverá ser efetuada na escola entre os dias 5 e 13 de janeiro de 2015.

As vagas para o Ensino Fundamental serão distribuídas de acordo com a capacidade de oferta de cada escola. Assim, o ajustamento ocorrerá entre as escolas municipais e estaduais, buscando sempre seguir os critérios determinados. As escolas deverão assegurar a matrícula do estudante sem condicioná-la a pagamento de taxas ou lista de materiais.

Datas
1º a 31 de outubro
> Rematrícula na escola onde o estudante está matriculado

13 a 31 de outubro
> Inscrição de alunos novos (Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental)

5 a 13 de janeiro de 2015
> Matrícula de alunos novos da 1º ano do Ensino Fundamental
> Matrícula de alunos novos da Educação Infantil
> Pedidos de transferência (2º ao 9º ano),
> Inscrição para EJA e retardatários do 1º ano do Ensino Fundamental

23 a 30 de janeiro de 2015
> Matrícula do pedido de transferência, EJA, retardatários do 1º ano do Ensino Fundamental.

Os critérios para classificação dos candidatos para Educação Infantil

* Em caso de existir mais candidatos do que vagas, a prioridade será dada à criança com idade maior dentro da faixa etária estabelecida. Em caso de empate, serão considerados o mês, o dia e o horário de nascimento dos candidatos constantes da Certidão de Nascimento.

> Creche: de zero a três anos

> Pré-escola nível A: somente para crianças de 4 anos completados até 31 de março de 2015

> Pré-escola nível B: somente para crianças de 5 anos completados até 31 de março de 2015
Fonte: Secretaria Municipal de Educação
Assessoria de Comunicação da SMEd

Nenhum comentário:

Postar um comentário