"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre."
......................................................................................................................................................................................Paulo Freire

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Escola Milton da Cruz tem Quiz Musical nesta sexta-feira

Divulgação 121/2013

Escola Milton da Cruz tem Quiz Musical nesta sexta-feira

Os alunos da Escola Municipal Milton da Cruz participam nesta sexta-feira de um Quiz Musical, atividade que vai mobilizar toda a escola. 

De acordo com a diretora Débora Schunemann, o projeto surgiu na Feira do Livro com os temas: lendas, contos e fábulas. 

Como os alunos demonstraram grande motivação, no último mês de setembro foi realizada uma nova edição, desta vez abordando conhecimentos gerais.

A etapa atual faz parte da programação do mês da criança e tem como tema as músicas. “Fizemos uma pesquisa entre os alunos sobre as músicas que eles apreciam.  A partir da seleção das músicas que podem ser utilizadas no ambiente escolar, montamos as perguntas que serão respondidas pelas equipes”, explica.

Até mesmo o regulamento do Quiz é construído através da sugestão dos alunos. A atividade inicia às 8h30min.

Assessoria de Comunicação da SMEd



Coordenadora das orientadoras da SMEd fez formação em Farroupilha

Divulgação 120/2013

A professora Fátima Milanesi, coordenadora das orientadoras educacionais da Secretaria Municipal de Educação, participou na última sexta-feira da 11ªJornada Estadual Contra Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Rio Grande do Sul, que aconteceu em Farroupilha. Neste ano Jornada acontece em oito cidades gaúchas que terão o maior fluxo de visitantes durante a Copa do Mundo, que acontece em 2014.

O encontro é uma iniciativa da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, com a coordenação conjunta do Ministério Público Estadual e da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho. 

A Jornada tem foco na visibilidade deste problema social, trabalhando com ações de prevenção, denúncia e punição, assim como a ampliação das redes de serviço. Neste ano, a proposta principal dos encontros é minimizar os possíveis pontos negativos dos grandes eventos, especialmente a exploração sexual e o tráfico de pessoas.

Fátima repassará todo o material e as informações obtidas na Jornada às orientadoras das escolas municipais e também no Encontro de Rede, que envolve a Secretaria Municipal de Educação, de Trabalho e Ação Social, de Saúde e 24ª Coordenadoria Regional de Educação. 

“Um dos pontos mais discutidos na Jornada foi como evitar que as crianças e adolescentes fiquem expostos e estes riscos durante a Copa. Em várias cidades não terá aula nos dias dos jogos do Brasil e consequentemente eles não estarão nas escolas”, enfatizou Fátima.


Assessoria de Comunicação da SMEd


terça-feira, 29 de outubro de 2013

Manipuladores de alimentos passam por mais uma capacitação

Divulgação 116/2013

Manipuladores de alimentos passam por mais uma capacitação

Os manipuladores de alimentos das escolas municipais de Cachoeira do Sul passaram na última semana por mais uma capacitação dentro das ações do Programa Saberes e Sabores na Alimentação Escolar, desenvolvido pelo Setor de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação. 

26 manipuladoras participaram da quinta formação de 2013, quando ouviram Débora Carvalho Martins, nutricionista do Mesa Brasil. Débora abordou normas e técnicas de boas práticas e segurança alimentar. 

Segundo as nutricionistas Gabriela Barchet e Ines Longhi, coordenadoras do projeto, as orientações repassadas constantemente às manipuladoras são fundamentais para garantir a saúde dos estudantes da rede municipal.


Assessoria de Comunicação da SMEd





Coordenadora da Organização dos Estados Ibero-Americanos mostrou sua visão sobre educação inclusiva


Divulgação 118/2013

Cachoeira do Sul recebeu nesta segunda-feira a visita de Cláudia Pereira Dutra, coordenadora da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e ex-secretária de Educação Especial do MEC. 

Cláudia foi a palestrante da abertura do curso de formação de professores e educadores do programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, do Ministério da Educação. O curso acontece durante toda a semana no Seac, onde participam 80 professores de Cachoeira do Sul e outras 14 cidades da região, da qual Cachoeira é polo.

Cláudia enfatizou sobre as mudanças positivas que vem acontecendo na educação inclusiva nos últimos 10 anos. Ela ressaltou que há uma década, apenas 10% dos alunos com deficiência estavam dentro das escolas regulares. Hoje, este número já chega a 76%.

Ela destaca que este crescimento foi possível graças a implantação de novas políticas públicas, incluindo a mudança na estrutura das salas de aula, a qualificação dos professores e a chegada de materiais didáticos específicos para estes estudantes. “Hoje a legislação não permite mais a exclusão e é preciso seguir trabalhando para dar respostas cada vez mais efetivas. As mudanças não acontecem em poucos anos e ainda há muito a ser feito".

A coordenadora do OEI acrescentou ainda que o trabalho de educação inclusiva está no caminho certo. "Sei que Cachoeira tem salas de recursos em diversas escolas e faz formação constantemente com seus professores. Este é o caminho. Sei que o prefeito Neiron Viegas apoia as ações de inclusão promovidas pela Secretaria de Educação e isso é muito importante para que a educação inclusiva seja disseminada”.

Cláudia lembrou que a educação tem que acontecer na escola como um todo, com professores, direção e com os pais. Para ela, é preciso afirmar a ideia de que toda a escola tem que ter o mesmo objetivo. “O aluno é da escola e não só do professor. Por isso, a meta de inclusão tem que ser de todos”, acrescentou a palestrante.


Assessoria de Comunicação da SMEd

Cláudia Pereira Dutra


segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Promotora Giani é homenageada na Feira do Livro da Escola Dinah Néri

Divulgação 112/2013

A Promotora de Justiça de Cachoeira do Sul, Giani Pohlmann Saad, foi homenageada nesta segunda-feira (21) como patrona da 14º Feira do Livro da Escola Municipal Dinah Néri Pereira, do Bairro Noêmia. 

O convite partiu da direção da escola como uma forma de  reconhecimento pela parceria e apoio constante que Giani tem com a escola devido a sua atuação como promotora de Infância e Juventude. 

“Já salvamos algumas vidas graças ao auxílio da Promotora Giani. Tenho orgulho em trabalhar na escola de um município onde ela é promotora. Ela é a certeza de que nossas crianças não estão sozinhas”, enfatizou a diretora da escola, professora Celeni Könnig.

Na abertura do evento, Giani frisou que receber o convite para ser patrona da Feira do Livro foi emocionante. “Os livros são meus companheiros da vida toda. Na minha casa tenho pilhas de livros do lado da minha cama. Gosto tanto que chego a ler mais de um livro  por vez”, contou. 

Giani relembrou que para passar no concurso do Ministério Público precisou se dedicar por quatro anos e leu 467 livros. “Ao ler descobrimos quem somos. É a terapia mais completa que existe e onde podemos estar ao lado dos maiores pensadores de forma gratuita”, acrescentou Giani, que é promotora há 12 anos e atua em Cachoeira do Sul há sete anos.


A solenidade de abertura da Feira do Livro da Escola Dinah Néri teve a presença ainda da Secretaria Municipal de Educação, Maristela Almansa e do Prefeito de Cachoeira do sul, Neiron Viegas. A Feira do Livro encerra no próximo sábado.









terça-feira, 15 de outubro de 2013

Crianças conhecem desde cedo a importância dos alimentos saudáveis

Divulgação 109/2013
Mostrar às crianças a importância de comer frutas, verduras e alimentos coloridos e nutritivos. Esta é a proposta da Secretaria Municipal de Educação (SMEd) através do setor de Alimentação Escolar e das acadêmicas do curso Técnico de Nutrição e Dietética do Instituto Federal Farroupilha (IFF) da UAB/Cachoeira.
Nesta semana, quando acontece a Semana Mundial de Alimentação, quatro estudantes do curso estão visitando algumas escolas de Educação Infantil para falar sobre o assunto, usando fantoches, vídeos e desenhos, recursos que ajudam a chamar a atenção dos pequenos.
Na Escola Municipal de Educação Infantil Sagrado Coração de Jesus, no Bairro Promorar, as acadêmicas Maria Inês de Moura Kiefer e Luana Niemeier da Rosa, levaram uma história representada em forma de teatro, mostrando a cerca de 25 crianças de dois a cinco anos o quanto é importante comer frutas. 
“Tudo começa na infância. Assim que param de mamar eles já precisam ser estimulados a ter bons hábitos alimentares. A comida precisa ser variada e não só com arroz e feijão”, destacaram as acadêmicas.
A diretora da Escola Sagrado, Salete Hoppe da Rocha, enfatiza que a alimentação saudável precisa ser incentivada dentro da escola para que os alunos tenham desde cedo este bom exemplo.
“Tudo que aprendem na escola eles levaram para casa, contam para os pais. Aos poucos, isso vai mudando os hábitos alimentares até mesmo dentro de casa”, acredita Salete. Os encontros nas escolas tem ainda a participação das acadêmicas Marcela Trojahn Nunes e Maira Raquel  Beskow Lemos.
IMPORTANTE
Um dos encontros será com uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Dr. Baltazar de Bem, onde será abordada ainda a composição dos alimentos. Todas as atividades tem a supervisão da chefe do setor de Alimentação Escolar da SMEd, Ines Longhi.
As palestras agendadas
Terça-feira
13h45min – EMEI Recanto dos Baixinhos, com Maria Inês Moura Kiefer
Quarta-feira
9h – EMEF Maria Pacicco de Freitas, com Luana Niemeier da Rosa
10h – EMEI Nossa Senhora de Fátima, com Marcela Trojahn Nunes
Quinta-feira
9h30min – EMEI Nossa Senhora Aparecida, com Luana Niemeier da Rosa
19h – EMEF Dr. Baltazar de Bem (EJA), com Maira Raquel Beskow Lemos
Fonte: setor de Alimentação Escolar







segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Cachoeira recebe o projeto de cinema Janela Gaúcha

Divulgação 104/2013

Cachoeira do Sul recebe nesta sexta-feira e sábado o projeto de cinema Janela Gaúcha. A proposta da iniciativa é levar o cinema para cidades do interior do Rio Grande do Sul como forma de democratizar a cultura através do audiovisual e de ações que vão além da exibição do filme, formando um público interessado em cinema, principalmente as obras gaúchas. Além de Cachoeira do Sul, o projeto passará pelas cidades de Carazinho, Ijuí e Lajeado. O projeto é desenvolvido pela Okna Produções.

Desde as atividades, a sexta-feira a tarde foi reservada para uma oficina pedagógica para os supervisores da rede municipal. O encontro será no Sindilojas, das 13h30min às 17h30min, onde acontece a oficina “Cinema em sala de aula”, que apresentará possibilidades de utilização dos filmes como uma ferramenta de ensino, ajudando o aluno a explorar um universo de conhecimento e emoções, o que pode expandir a sua capacidade de perceber e compreender o mundo.

Neste dia será exibido o filme “Walachai”, documentário dirigido por Rejane Zilles, que apresenta as comunidades rurais de origem alemã que vivem no Rio Grande do Sul, mostrando a sua dinâmica própria, longe do mundo globalizado.

Na noite de sexta-feira e na noite de sábado (11 e 12 de outubro), a exibição dos filmes é aberta à comunidade. As sessões serão às 20h, no Sindilojas, que terá espaço para 140 pessoas.

Na sexta, será apresentado o filme longa metragem “Argus Montenegro e a instabilidade do tempo forte”, dirigido por Pedro Isaías Lucas, com duração de cerca de 75 minutos. No sábado será a vez do filme “A última estrada da praia”, com direção de Fabiano de Souza. Depois da exibição, acontece ainda um bate-papo com o realizador. No sábado, o encontro terá duração de duas horas. Este filme é apenas para maiores de 16 anos.

Atenção

O projeto também tem o site www.janelagaucha.com.br, no qual o internauta pode assistir a um dos filmes mediante o pagamento de um valor pré-estabelecido. No site, ainda estará disponível gratuitamente um guia prático, construído a partir dos temas que os filmes apresentam, para que professores tenham acesso a algumas possibilidades de atividades em sala de aula.

Inscrição

Os supervisores devem fazer sua inscrição para a oficina pelo telefone (51) 3737-753 ou pelo e-mail okna@okna.com.br com nome, telefone, e-mail, cidade e o nome da escola em que atua até esta quarta-feira.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Três meninas do interior vencem o concurso de obras surrealistas

Divulgação 103/2013

Três meninas, todas elas estudantes de escolas da rede municipal do interior de Cachoeira do Sul, foram as vencedoras do concurso de Artes Visuais – Projeto Arte em Ação, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed).
A vencedora foi a estudante Ana Vitória Alves, do 6º ano da Escola Municipal Aldo Porto dos Santos, do Bosque, sob a orientação da professora Liara Schwantz. 
A segunda colocada foi Jaíne Nóbia, aluna do 8º ano da Escola Nossa Senhora da Fátima, da Mineração, orientada pela professora Rosi Weber. 
O terceiro lugar foi para Rubiele Pereira Santos, do 9º ano da Escola Taufik Germano, do Passo do Moura, juntamente com a professora Fabiane Lisbôa. Os nove alunos participantes receberam certificado e os escolas das três alunas vencedoras recebeu cada uma um Play Station 2.
Na votação popular, feita através do blog da Secretaria Municipal de Educação, Rubiele também foi a mais votada, com 76 dos 255 votos, o que representou 30% das indicações.  
O tema desta primeira edição do evento foi o surrealismo, estilo que proporciona uma mistura de sonho e realidade, muitas vezes parecendo até mesmo imagens absurdas. Todas as alunas premiadas receberam cestas de chocolates e cadernos personalizados.
OBJETIVO
A proposta foi incentivar os alunos a criarem e expressarem seus sentimentos. O artista Salvador Dali é o principal nome ligado a este tipo de escola artística. O projeto foi coordenado pela professora Marilda Ayres Rosa.
IMPORTANTE
As três melhores entre as nove obras inscritas foram escolhidas pelas professoras Nina Rosa Fogliatto Boeck, Graziela dos Santos Todeschini e Margarete Simione, todas integrantes do Atelier Livre Municipal.