"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre."
......................................................................................................................................................................................Paulo Freire

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Vencedores das melhores obras surrealistas serão conhecidos na sexta-feira

Divulgação 102/2013
Será nesta sexta-feira, às 15h, na Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha, a divulgação do nome dos estudantes vencedores do Concurso de Artes Visuais – Projeto Arte em Ação, promovido pela Secretaria Municipal de Educação.
As obras surrealistas criadas por estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental estão em exposição na Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha.

A exposição traz o trabalho de nove estudantes de nove escolas da rede municipal, tanto da cidade quanto do campo. Coordenado pela professora Marilda Ayres Rosa, a proposta do projeto foi incentivar os alunos a criarem obras surrealistas.

ESCOLHA - A escolha dos três melhores trabalhos será feita por profissionais do Atelier Livre Municipal. Além da escolha feita por profissionais, a comunidade também poderá escolher a sua obra preferida. No blog da Secretaria Municipal de Educação estão as imagens dos nove trabalhos.
Para votar na preferida, basta dar a opinião no blog http://smedcachoeiradosul.blogspot.com.br. A votação encerra às 12h desta sexta-feira.


Assessoria de Comunicação da SMED


SMEd convida para o terceiro encontro do ciclo de palestras de incentivo aos valores na escola

Divulgação 101/2013

A Secretaria Municipal de Educação (SMEd), através do Departamento de Eventos, promoverá nesta quinta-feira, às 19h,no Colégio Marista Roque, o terceiro encontro do ciclo de palestras do projeto “Os valores na escola: o  educador como protagonista”.

Os encontros serão gratuitos e voltados aos professores da rede municipal. A palestra desta quinta-feira será com o doutor em educação Jaime José Zitkoski, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que abordará “A diversidade na escola e na sociedade”  com a psicóloga Carin Fischer Ache, que falará sobre “Sexualidade na escola”.

Além de buscar a integração dos professores da rede municipal, o projeto busca levar aos educadores momentos de reflexão e aprendizagem através das palestras, que tem temas relacionados ao contexto educacional atual. 

“Estamos contentes em chegar ao terceiro encontro do nosso ciclo de palestras. A cada encontro saímos renovados. Em todos eles tratamos de temas relevantes frente a situações-problemas do cotidiano e adquirimos novos conhecimentos para lidar com cada caso” enfatiza a Secretária Municipal de Educação, Maristela Almansa. 

Os professores que tiverem pelo menos 75% de presença receberão certificado de participação.
Importante
As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3724-6022, pelo e-mail imprensasmed@gmail.com ou pessoalmente na SMEd.
As palestras
Nesta quinta-feira
Palestrante: Jaime José Zitkoski
Tema: “A diversidade na escola e na sociedade”
Palestrante: Carin Fischer Ache
Tema: “Sexualidade na escola”
Horário: 19h
Local: Colégio Marista Roque

Data: 18 de novembro
Palestrante: Maria Luiza Cardinali Baptista
Tema: “Afetivação e Amorosidade na Educação”
Horário: 19h
Local: Colégio Marista Roque

Quem são os palestrantes

> Jaime José Zitkoski


·       . Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Imaculda Conceição em 1988
·        . Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 1992
·        . Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1999
·   . É professor adjunto, atuando junto ao Departamento de Estudos Básicos Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nos cursos de licenciatura na área de Filosofia da Educação e no Pós-graduação em Educação (mestrado e doutorado), em ênfase na Educação Popular, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Popular, Paulo Freire e os Desafios da universidade para a emancipação social.
·       . Concluiu em 2011 o estágio de Pós-doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

> Carin Fischer Ache

·       .  Psicóloga formada há 12 anos pela Ulbra/Cachoeira do Sul
·      .  Atuou por oito anos na Prefeitura Municipal na Secretaria de Trabalho e ação Social junto ao Abrigo/Lar Transitório, no Projeto Sentinela (Trabalho com adolescentes vitimas de violência e abuso sexual)
·        . Voluntária na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente.
·       .  Desde 2008 é proprietária da Escola de Educação Infantil Guri e Guria.



Assessoria de Comunicação da SMEd

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Conselho do FUNDEB tem novo presidente

Divulgação 099/2013

Foi escolhido na última terça-feira o novo presidente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) em Cachoeira do Sul. 

O aposentado Ademar Colbeich Ilha, conselheiro que representa o segmento de pais, deve ocupar o cargo de presidente pelos próximos dois anos. A professora Sandra Jungblut Badch, que representa os diretores das escolas municipais será a vice-presidente. A professora Mari Enilda Richter dos Santos, representante do Executivo, será a secretária.

A escolha da diretoria foi feita pelo próprio grupo de conselheiros, que tomou posse no dia 26 de agosto e teve seu primeiro encontro oficial na terça-feira. O mandato dos membros do conselho será de dois anos (2013 a 2015) e entre as suas competências está o acompanhamento e controle da distribuição, transferência e aplicação dos recursos do FUNDEB. 

Cabe a eles também acompanhar a aplicação dos recursos federais, analisar e aprovar as prestações de contas do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) e dos demais convênios tais como: Pró- Infância, PAR e Educação Inclusiva.


Ademar, Sandra e Mari Enilda

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

1ª Ronda Crioula Municipal encerra somando mais de 20 apresentações artísticas

Divulgação 098/2013

A 1ª Ronda Crioula Municipal encerra nesta quarta-feira atingindo o objetivo de integrar em mesmo ambiente a dança, música, declamação e outros símbolos da tradição gaúcha, como a roda de chimarrão, celebrando a Semana Farroupilha de Cachoeira do Sul.

Na manhã desta quarta-feira, a Feira Livre Municipal de transformou em um salão de baile. Os alunos da Escola Municipal Nossa Senhora Medianeira, da Vila Vargas, que vieram para se apresentar no evento, aproveitaram para dançar ao som da música de Ezequiel e Clêninho da Rosa, que tocavam no palco da Feira Livre.

Sob a coordenação de Vera Prade (Secretaria Municipal de Educação) e Maurício Vieira da Cunha (Secretaria Municipal de Indústria e Comércio), a ronda reuniu nos seus três dias de atividade mais de 20 apresentações artísticas, principalmente das escolas da rede municipal. 

Somente na tarde desta quarta-feira serão cinco apresentações. A 1ª Ronda Crioula Municipal teve a parceria da FGTAS/SINE que levou um grupo de artesãos para expor seus trabalhos através do Programa Gaúcho de Artesanato.


Assessoria de Comunicação da SMEd













segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Começa a 1ª Ronda Crioula da Prefeitura

Divulgação 097/2013

Apresentações artísticas com música, dança e declamação marcaram a abertura da 1ª Ronda Crioula da Prefeitura de Cachoeira do Sul. 

O evento acontece na Feira Livre Municipal desde a manhã desta segunda-feira até a tarde de quarta-feira e tem a organização da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Indústria e Comércio. 

Na manhã desta terça-feira, o prefeito Neiron Viegas levará seu gabinete e sua equipe de assessores para Feira Livre.

Além das apresentações já agendadas, o palco da Ronda Crioula é aberto e qualquer pessoa pode apresentar seus dons artísticos nele.

Programação

Terça-feira
10h – Declamação (Escola Alarico)
14h30min – Grupo de Danças (Escola Aldo Porto)
15h – Declamação (Escola Dora Abreu)
15h – Coral (Escola Dora Abreu)
15h30min – Grupo de Danças (Escola Taufik Germano)

Quarta-feira
9h30min – Coral (Escola Nossa Senhora Medianeira)
10h – Música com Clênio e Ezequiel da Rosa
14h – Declamação (Escola Sagrado Coração de Jesus)
14h – Dança (Escola Getúlio Vargas)
15h – Dança (Escola Baltazar de Bem)



Assessoria de Comunicação da SMEd













sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Saúde, STAS e SMEd preparam encontro para fortalecer rede de atendimento à criança e adolescente

Divulgação 095/2013

A Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social (Stas) e a Secretaria Municipal de Educação (SMEd) farão na próxima terça-feira, a partir das 8h, o 1º Encontro “A integralidade no cuidado à criança e ao adolescente”.

O objetivo do encontro é fomentar a discussão das responsabilidades, organização e fortalecimento do trabalho em rede para as crianças e adolescentes, tanto da rede municipal quanto estadual, abordando a educação, saúde e assistência social.

O encontro é voltado para diretores, orientadores, supervisores e professores das salas de recursos das escolas das redes pública municipal e estadual e profissionais da atenção básica em saúde.

PROGRAMAÇÃO

8h – Abertura com apresentação de um vídeo pela coordenadora da saúde mental de Cachoeira do Sul, doutora Fernanda Boeck

8h15min – Linha de Cuidados em Saúde Mental, com a psicóloga sanitarista  Clarice Fuentes, coordenadora regional de saúde mental da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde

9h15min – Apresentação do Serviço de Saúde Mental de Cachoeira do Sul, com  as equipes d Caps II e Caps AD.

10h – Intervalo

10h15min – O cuidado com as crianças e adolescentes na escola, com a equipe da SMEd e 24ª CRE

11h30min – Intervalo para almoço

13h30mim – Reinício das atividades com ginástica laboral com Ingrid Salomão, educadora física do Cras Frota e Noêmia

13h40min – Apresentação do Centro de Referência de Assistência Social (Cras Frota e Noêmia) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)

14h40min – Apresentação do Conselho Tutelar

15h30min – Intervalo

15h45min – Painel: Possibilidades de Articulação com a Rede – Apresentação e discussão de casos relacionados aos alunos.


17h - Encerramento

SMEd abre sala de recursos na EMEI Pró-Infância

Divulgação 091/2013

A Secretaria Municipal de Educação (SMEd) implantou na Escola Municipal de Educação Infantil Pró-Infância – Patrona Marisa Timm Sari, uma sala de recursos multifuncionais para atendimento para atendimento aos alunos da educação infantil com necessidades especiais matriculados na rede.

A sala estava na Escola Municipal de Educação Infantil Apcrim, mas estava sem uso devido a escola não tem nenhum aluno com necessidades especiais. Por isso, ela foi levada para a Pró-Infância.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Maristela Almansa, a escolha da Pró-Infância para receber a sala se deu pela disponibilidade de espaço e por a escola ter alunos que precisam do atendimento.

Serão atendidas inicialmente 16 crianças de seis escolas municipais. São elas a  Nossa Senhora Aparecida, Trem da Alegria, Sagrado Coração de Jesus, Irmão Pedro e da Pró-Infância.

O trabalho será desenvolvido pela professora Josiê Noelli Veleda, com formação em educação infantil e educação especial. A SMEd está providenciando também o transporte para levar estes alunos até a Pró-Infância.

Conforme o diretor da Pró-Infância, Cézar Mozart Pedroso, a sala está equipada com computadores e notebooks com softwares para acessibilidade, impressoras, notebook, scanner, jogos, livros de pesquisa e literatura voltada aos alunos com necessidades especiais.



segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Escola Portella está em obras

Divulgação 093/2013

A empresa Prade e Bonilla, de Cachoeira do Sul, iniciou na última semana a obra de reforma da Escola Municipal Manoel Carvalho Portella, no Bairro Oliveira. A obra orçada em R$ 237.023,73, tem prazo de quatro meses para ficar pronta.

A reforma da escola engloba substituição do telhado e forro, reforma do sistema de rede de internet, de telefone, de monitoramento, de alarme, do sistema de proteção contra descarga elétrica e da rede elétrica.

Um grupo de quatro homens trabalha para retirar o telhado e a expectativa é que inda nesta semana comecem a colocar as vigas para iniciar a construção do novo telhado.  

Secretaria Municipal de Educação trabalha desde o mês de fevereiro para providenciar a obra na Escola Manoel Carvalho Portella. Porém, o atraso se deu porque a primeira licitação para a contratação da empresa responsável pelo projeto elétrico teve apenas um participante, que não apresentou a documentação necessária para se habilitar ao trabalho. Assim, foi necessário abrir um novo processo licitatório.


Assessoria de Comunicação da SMEd







O sol brilhou no céu da pátria dos cachoeirenses



O sábado de sol levou centenas de cachoeirenses para a Rua Júlio de Castilhos para assistir ao desfile em homenagem aos 191 anos de Independência do Brasil. A estimativa dos organizadores é de que cerca de 3,5 mil pessoas tenham desfilado
.
Neste ano o desfile teve duração de 2 horas e 35 minutos, quase metade do tempo que levou em 2012 quando foram necessárias cinco horas para que as 49 entidades desfilassem. Neste ano foram 30 entidades participantes.

Apesar de não estarem inscritos, quem encerrou o desfile foram os cavalarianos. Uma das novidades deste ano foi a colocação de um caminhão pipa para oferecer água a população.

Quem chegava a Cinco Esquinas podia tomar água gratuitamente no caminhão, onde foram adaptadas três torneiras. Ele foi abastecido com 10 mil litros de água. Foi disponibilizado também banheiros químicos para a comunidade.