"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre."
......................................................................................................................................................................................Paulo Freire

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Biblioteca lança o projeto “Histórias para contar”

Divulgação 040/2013
O Núcleo Municipal da Cultura, através da Biblioteca Pública Municipal Dr. João Minssen, lança na segunda-feira (03), às 14h30min, na seção infantil, o projeto “Histórias para contar”. O projeto consiste em emprestar as escolas uma sacola, confeccionada em tecido tipo algodão cru, tricoline ou calça jeans. Cada sacola corresponde a uma história.
As histórias são previamente selecionadas pelas professoras da seção infantil, que, com materiais como E.V.A., luvas de algodão, papéis coloridos de diferentes tipos, isopor, prendedores de roupa, criam e confeccionam os recursos para as professoras contarem as histórias aos alunos. Acompanha a sacola uma cópia digitada da história.
Através do registro de empréstimo, cada professor poderá ter o material a sua disposição por sete dias. Os professores que atuam nas bibliotecas escolares também podem ter acesso ao material.
O lançamento nesta segunda-feira será uma oportunidade para as escolas conhecerem o projeto e seus objetivos. Por isso, todas as escolas estão convidadas a participarem do evento.



terça-feira, 28 de maio de 2013

SMEd divulga os selecionados para Língua Estrangeira e Orientação Educacional

Divulgação 039/2013

A Secretaria Municipal de Educação concluiu na manhã desta terça-feira (28) a análise dos currículos dos inscritos para o processo seletivo simplificado para a contratação de professores.

Para Língua Estrangeira se inscreveram 16 candidatos para seis vagas. Para Orientação Educacional foram 31 inscritos para cinco vagas. A listagem  apresenta ainda a sequência de classificação dos selecionados para que a secretaria tenha um banco de reserva para estas duas disciplinas.

A contratação será para uma carga de 20 horas semanais com remuneração de R$ 946,86 mensais. Os candidatos selecionados devem se apresentar no setor de pessoal da Secretaria Municipal de Educação a partir de segunda-feira (3).


Os selecionados

CARGO: Professor – Língua Estrangeira - 06 vagas
1º - Gisele de Freitas Fagundes Wommer
2º - Gisele Almeida da Luz
3º - Rosimeri da Silva Martins
4º - Andresa de Franceschi
5º - Daiane dos Santos Amaral
6º - Francine da Silva Lacerda
7º - Antoniela Acosta Rodrigues
8º - Juliana Pacheco Medina
9º - Fabiele Gabrieli Bitencourt Wommer
10º - Ana Paula Silveira da Silva
11º - Luis Antônio Bacedoni Domingues
12º - Cristiane Ferraz Rodrigues

CARGO: Professor – Orientação Educacional – 05 vagas
1º - Denise Goreti Silva Grohe
2º - Sabrina Piazza
3º - Irene da Silva Martins
4º - Taelise Vargas Bizarro Moresqui
5º - Leise Mazarem Schumacher
6º - Sara Teresinha Rosa Barbosa
7º - Letícia Soares Linhares
8º - Angelita Farias Scarparo
9º - Isabel Cristina Pedroso da Silva

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Atenção: está chegando o Censo Escolar 2013

Divulgação 038/2013
  
O Censo Escolar 2013 está se aproximando. Neste ano, o dia 29 de maio será o Dia Nacional do Censo Escolar da Educação básica.
         O preenchimento do Censo exige atenção, veracidade dos dados e comprometimento, pois as informações lançadas servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação:
    - PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
    - PAR – Plano de Ações Articuladas
    - FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica  e de Valorização dos Profissionais da Educação
     - PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola
- PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
- PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar
- PNATE – Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar
- Implantação de Bibliotecas
- Instalação de Energia Elétrica
- Equipamentos de TI
- IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
- ENEM
- Plataforma Freire
- Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, etc

sexta-feira, 24 de maio de 2013

SMEd e Sesc serão parceiros para implementar a educação

Divulgação 036/2013
A Secretária Municipal de Educação, Maristela Almansa, recebeu a visita da coordenadora do Sesc/Cachoeira do Sul, Marilde Oliveira, para tratar de ações para implementar a educação na rede municipal através de parceria entre as duas instituições. Um dos temas tratados foi a abordagem nos currículos mínimos dos diversos níveis de ensino formal, inserindo conteúdos voltados ao processo de envelhecimento, ao respeito, a valorização do idoso, como forma de eliminar o preconceito, conforme prevê o artigo 22 do Estatuto do Idoso.
A coordenadora do Setor Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (SMEd), Juliana Silva da Silva, enfatizou que o assunto já foi incluído no Referencial Curricular do Ensino Fundamental para que seja abordado desde as séries iniciais, mas destacou que o auxílio do Sesc para desenvolver o tema é importante para tratar do assunto a partir da visão de quem  tem experiência no assunto. O Sesc tem vários projetos voltados ao bem-estar do idoso, entre eles do Grupo Maturidade Ativa, bastante conhecido e atuante entre os cachoeirenses.
Outro tema tratado no encontro foi a reativação do projeto “Cachoeira Saudável”, que já estava no planejamento da Secretária de Educação para ser retomado nos próximos meses. De acordo com o professor Cristiano Garcia, integrante do Setor de Eventos da SMEd, a proposta é aproximar a família da escola, levando atividades físicas, de lazer e cultura para os pais e avós dos estudantes da rede municipal, em núcleos formados em regiões próxima as escolas. O Sesc já confirmou parceira com a SMEd  para levar a ideia adiante, e contribuir no que for possível para o desenvolvimento do projeto.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Encerra nesta sexta-feira as inscrições para contração emergencial de professores para a SMEd

Divulgação 035/2013

Encerra nesta sexta-feira (24) o prazo para inscrição para o processo seletivo simplificado para a contratação emergencial de professor de Língua Estrangeira e Orientação Educacional para a Secretaria Municipal de Educação (SMEd).  

São seis vagas para Língua Estrangeira e cinco vagas para Orientação Educacional com remuneração de R$ 946,86 para uma carga de 20 horas semanais.

Os interessados devem entregar gratuitamente seu currículo no Protocolo Geral da Prefeitura, na Rua Moron, 1013 até às 17h desta sexta-feira.

A publicação dos classificados será divulgada no dia 29 de maio, próxima quarta-feira, com seleção de até três vezes o número de vagas disponíveis.

O edital completo no site da Prefeitura, pelo endereço  www.cachoeiradosul.rs.gov.br. Nele constam os itens necessários para integrarem o currículo.

Importante

Até o final da tarde de quarta-feira (22), o processo seletivo já tinha a inscrição de 10 candidatos para as vagas de Orientador Educacional e 9 candidatos para as vagas de Língua Estrangeira.

Conferência Municipal da Educação pede valorização do professor


Texto original de Jornal do Povo
Depois de quase nove horas de debate, os participantes da Conferência Municipal de Educação (Comed), que aconteceu na última sexta-feira na Ulbra/Cachoeira, aprovou os principais pontos que avaliou como fundamentais para o desenvolvimento da educação no município.
A valorização dos professores e a qualidade na educação foram os principais pontos debatidos. Conforme a coordenadora do evento, professora Lia Menezes, a diversidade e desenvolvimento sustentável também estiveram em destaque.
A função da Comed foi avaliar o documento de referência que veio da Conferência Nacional da Educação (Conae) de 2010 e debater o que precisava ser modificado ou acrescentado. “Não cabe à Comed dizer como as coisas devem ser feitas. É preciso dizer o que queremos e auxiliar a traçar estratégias para chegar aos objetivos”, enfatizou.
Para garantir a qualidade na educação, a proposta do grupo foi de atuar em regime colaborativo entre Município, Estado e União, um não ignorando a importância do outro. Para a valorização dos educadores, o caminho citado é o aumento dos recursos vindos do pré-sal e destinação do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação.
AVALIAÇÃO
Para Lia, a proposta da Comed foi alcançada, pois conseguiu integrar não só pessoas ligadas ao tema, mas também a sociedade para a discussão dos sete eixos temáticos propostos. Cerca de 300 pessoas participaram da conferência.  
IMPORTANTE
Ao final da conferência foram escolhidos os delegados que irão defender as propostas de Cachoeira do Sul na Conferência Estadual de Educação, que acontece em outubro, em Porto Alegre. Alguns segmentos tiveram apenas um inscrito e por isso ficaram sem suplente. A Conferência Nacional de Educação acontece em 2014.
 
CONFERENCIA ESTADUAL
Os delegados
Gestor estadualn Titutar: Fernanda Carvalhon Suplente: Maria Elisabeth Biscaglia
Professor estadualn Titular: Paulo Ricardo Tavaresn Suplente: Gleci Hoffmann
Professor municipaln Titular: Carla Zinnn Suplente: Cléber Lima
Professor de escola particularn Titular: David Hatsek
Conselho Municipal de Educaçãon Titular: Cláudia Vargas
Estudante de educação básican Titular: Maria Félixn Suplente: Giulia Bordignon
Estudante de educação superiorn Titular: Talisson Cassaroto Gomesn Suplente: Adriane Nunes
Paisn Titular: Michele dos Santosn Suplente: Carla Mença Brasil
Professores de educaçãoprofissional públican Titular: Ivonete Amador

Público da Conferência

Secretária de Educação, Maristela Almansa

Prefeito Neiron Viegas

Debates por eixo


Delegados para a Conferência Estadual


Coordenadora da 24ª CRE, Telda Assis

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Na próxima quarta-feira tem o 30º Congresso Diocesano

Divulgação 034/2013
A Diocese de Cachoeira do Sul terá na próxima quarta-feira (29) o 30º Congresso Diocesano da Pastoral da Educação. O evento inicia às 8h, no salão da Igreja São José, e deve reunir cerca de 500 educadores. O tema do encontro neste ano será “Educar para amar, acreditar e comprometer”.
A proposta é trabalhar a aprendizagem através do vínculo afetivo. Para aprender, a criança precisa ter um ambiente saudável emocionalmente, onde se estabeleçam relações de confiança e respeito. Por isso, o 30º Congresso Diocesano está tendo a preocupação em trabalhar a motivação do educador.
As inscrições para o encontro podem ser feitas nas paróquias, na Secretaria Municipal de Educação, Mitra Diocesana ou ainda no local do evento. O acesso é gratuito. Na rede municipal de ensino, não haverá aula na nesta quarta-feira. As escolas de educação infantil terão plantão para atender as crianças.
Já no início do ano letivo foi incluído este dia no calendário como um momento de formação dos educadores. A Secretaria Municipal de Educação é uma das parceiras do evento. Os participantes receberão certificado de 8 horas de curso.
PALESTRAS
Para despertar os educadores para a educação com amor, no período da manhã a palestra será com o professor Gustavo Balbinot, de Porto Alegre. À tarde, a programação segue com o grupo “A arte de vida é um show”, de São Miguel do Oeste, de Santa Catarina.

PROGRAMAÇÃO:
8h - Apresentação da Banda Marcial da Escola Municipal Dr. Baltazar de Bem
        Inscrição dos Participantes (credenciamento)
8h30min - Espiritualidade
8h45min - Formação da mesa e solenidade de abertura
9h - Palestra com o professor Gustavo Balbinot
11h45min - Intervalo para o almoço
13h30min - Reinício dos Trabalhos
14h - Palestra: Grupo: A arte da vida é um show - São Miguel do Oeste, Santa Catarina.
17h - Encerramento

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Escola Júlio de Castilhos ganha laptops para seus alunos

Divulgação 032/2013

Os alunos da Escola Municipal Júlio de Castilhos, na localidade de Coxilha Bonita, distante a 22 quilômetros de Cachoeira do sul, tem a sua disposição 16 laptops para uso das atividades desenvolvidas em sala de aula.

A entrega dos equipamentos do programa Um Computador do por Aluno (UCA), do Governo Federal, foi feita na última sexta-feira pela Secretária Municipal de Educação, Maristela Almansa. Esta é a primeira escola da rede municipal de Cachoeira do Sul que recebe este programa.

O UCA foi implantado para intensificar as tecnologias da informação e da comunicação nas escolas por meio da distribuição de computadores portáteis aos alunos da rede pública de ensino.

A ideia é aproximar os alunos do campo das mesmas tecnologias comuns nas escolas da cidade. Com a chegada dos laptops do Programa Um Computador por Aluno, Governo Federal e o Governo Municipal conseguem levar as mesmas oportunidades a todos os estudantes.

A diretora da Escola Municipal Júlio de Castilhos, Rita de Cássia Dorneles Souza, destacou que o os laptops levarão uma nova realidade aos estudantes de 1º ao 5º ano que são atendidos pela escola.

“Estarei sempre ao lado deles para mostrar tudo que for necessário para que tenham condições de se adaptarem as novas tecnologias”, enfatizou Rita, que é também a professora da escola, que funciona no regime de unidocência.

A professora Rita terá assessoramento permanente do Núcleo de Tecnologia Municipal da Secretaria Municipal de Educação para utilizar os laptops com os alunos.

Importante
Apesar de a escola ter atualmente 23 alunos, o Governo Federal enviou 16 laptops, pois este era o número de estudantes no ano de 2011, quando a Secretaria Municipal de Educação fez sua adesão ao projeto. Será possível cada aluno ter suas atividades em um equipamento porque eles são divididos entre os turnos da manhã e tarde.

Teatro e cama elástica
Além da entrega dos laptops, o dia foi de mais diversão aos alunos da Escola Júlio de Castilhos. As professoras Mônica Vico e Rosane Rösing, da Biblioteca Pública Municipal, apresentaram a hora do conto com a peça “Falta um parafuso na cabeça do robô”.

A apresentação alegrou os estudantes, que puderam interagir com as professoras. Depois disso, eles ainda se divertiram com a cama elástica montada no pátio da escola, onde puderam brincar livremente até a hora de ir embora.
Secretária Maristela e a professora Rita

Aluno Fábio Saldanha Figueiró recebe o laptop

Laptops para alunos da Júlio de Castilhos

Secretária Maristela conversa com os estudantes

Hora do conto "O que tem na cabeça do robô?"

Professoras Rosane Röesing e Mônica Vico apresentam teatro

Cama elástica

Programa UCA chega aos alunos da Escola Júlio de Castilhos

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Começa as inscrições do concurso “O meio ambiente no meu ponto de vista”

Divulgação 031/2013

Os estudantes da rede pública e particular do 5º ao 9º ano do ensino fundamental de Cachoeira do Sul podem se inscrever até o dia 5 de junho para o concurso “O meio ambiente no meu ponto de vista”, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.  Cada aluno poderá inscrever uma única foto, que deve ser entregue revelada no tamanho 20x25. A foto deve ser de algum ponto de Cachoeira do Sul, mostrando o meio ambiente do município sem que apareçam pessoas. Junto com foto ainda deve constar a descrição do motivo pelo qual o aluno registrou aquela imagem e o que ela representa.
Uma comissão formada por profissionais de fotografia escolherá as três melhores fotos e mais três serão escolhidas através de voto popular. A escolha do público será no dia 9 de junho, durante o evento “A Praça é Nossa”, onde as fotografias ficarão expostas das 10h30min às 14h30min.  A premiação será uma câmara fotográfica para o primeiro lugar, um relógio que troca as pulseias para o segundo e um pen drive para o terceiro. As duas categorias terão a mesma premiação.

IMPORTANTE

As fotos devem ser entregues na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3724-6044 com Silvane, ou pelos e-mails  smma.cachoeira@gmail.com e educambiental.smma@gmail.com


REGULAMENTO


Realização:
Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Apoio:
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul
CORSAN
Parceria:
Estúdio Fotográfico Sulfotos
      
CONCURSO DE FOTOGRAFIA
O MEIO AMBIENTE NO “MEU PONTO DE VISTA”


Regulamento

1 –  Inscrição
1.1 – Cada aluno participante poderá inscrever uma única foto de sua autoria;
1.2 – As fotos deverão ser entregues reveladas coloridas e no tamanho da 20 x 25 cm.
1.3 – Poderá ser utilizado papel fosco ou brilhante.
1.4 – A foto deve ser do município de Cachoeira do Sul.
1.5 – Deve conter em anexo à foto, uma descrição de no máximo 4 linhas, fonte arial e tamanho 12, no qual o participante  deve explicar o motivo pelo qual  registrou o momento e o que ela representa.
1.6 – Cada foto deve ser entregue em um envelope tamanho ofício, devidamente identificado com o nome do aluno, série, idade e escola.
1.7 – As fotos com algum tipo de montagem ou retoque feito com recurso instrumental de computação ou qualquer outro, serão desclassificados.
1.8 – Não poderão aparecer pessoas nas fotos.
1.9 – As inscrições serão realizadas mediante entrega da foto entre os dias  06 de maio ao dia 05 de junho de 2013.
1.10 – As fotos deverão ser entregues na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, sito a rua 15 de novembro nº 364.
1.11 – Poderão participar do concurso alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental de qualquer escola da rede de ensino de Cachoeira do Sul.


2.  Comissão Julgadora
2.1 – As fotos serão avaliadas por comissão julgadora e pelo voto popular.
2.2 – A comissão julgadora  será formada por 10 pessoas com conhecimentos na  área de fotografia e irão escolher as três melhores fotos (primeiro segundo e terceiro lugares);
2.3 – Três fotos (primeiro, segundo e terceiros lugares) serão escolhidas através de voto popular;
2.4 – Para votação popular as fotos serão expostas no evento da “A Praça é Nossa” no dia 09 de junho de 2013 na Praça José Bonifácio, das 10h30min às 14h30min.
2.5 – No caso de chuva o evento será transferido para a Feira Livre Municipal.
2.6 – Ficam livres os alunos participantes do concurso, para realizar campanha no dia da votação popular.
2.7 – No caso de empate na escolha popular, o desempate será realizado por três profissionais representando os apoiadores do concurso.


3 –  Premiação

3.1 – Premiação para os três primeiros colocados através da comissão profissional:
            1º Lugar: Uma Máquina Fotográfica Digital c/LCD 2,7” 14,1MP
            2º Lugar: Um Conjunto de Relógio Troca Pulseiras
            3ª Lugar: Um Pendrive 16GB

3.2 – Premiação para os três primeiros colocados através do voto popular:
            1º Lugar: Uma Máquina Fotográfica Digital c/LCD 2,7” 14,1MP
            2º Lugar: Um Conjunto de Relógio Troca Pulseiras
            3º Lugar: Um Pendrive 16GB

3.3 – Para os dez primeiros colocados de cada colocação (profissional e voto popular) haverá um certificado de menção honrosa.


4 – Informações

4.1 – Informações na Secretaria Municipal de Meio Ambiente ou pelo fone 3724-6044 com Silvane, ou ainda pelos e-mails  smma.cachoeira@gmail.com  ou educambiental.smma@gmail.com


5 – Realização

5.1 –  Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

6 – Apoio
Secretaria Municipal de Educação,
CORSAN
Estúdio Fotográfico Sulfotos (Rua Saldanha Marinho, 174)

A SULFOTOS É PARCEIRA DESTE CONCURSO, ONDE A REVELAÇÃO TERÁ PREÇO PROMOCIONAL DE R$ 2,50 CADA.




Cachoeira do Sul-RS, 03 de maio de 2012.


                                                                      
Fernando Haetinger Bernál
Secretário Municipal de Meio Ambiente